Uma bebida mágica

O hidromel, resultado da fermentação natural de mel e água com teor alcoólico de 5% até 14%, é a bebida mais antiga do mundo, anterior inclusive ao vinho e à cerveja. Devido à fermentação natural era considerada uma bebida mágica, divina.

Conhecida como o nectar dos deuses e a bebida dos vikings, faz parte da cultura de vários povos antigos. Mais recentemente ganhou notoriedade ao aparecer brevemente nos filme do Harry Porter.

Existem várias histórias sobre essa bebida. Na Grécia, onde era chamado de ambrosia ou néctar, o hidromel fazia parte da alimentação dos deuses do Olimpo. Os gregos acreditavam que o hidromel caía do céu como orvalho e era recolhido pelas abelhas. Já os celtas viam  poderes afrodisíacos no hidromel.  Tanto que a expressão lua-de-mel surgiu porque os casais tomavam a bebida durante o primeiro ciclo lunar após o casamento para gerar filhos varões.

Com o tempo, a produção de hidromel (derivado do latim hydromeli)  ficou muldialmente conhecida, mas entrou em declínio com a descoberta da fermentação da uva. A bebida acabou perdendo a competição para o vinho nos países onde a uva podia ser cultivada como, por exemplo, na bacia do Mediterrâneo.

Com a urbanização das cidades, houve um aumento no preço do mel,  que associada à introdução da cana-de-açúcar, acabou fazendo com que o mel fosse substituído pelo açúçar, o que levou a diminuição da produção apícola.

Na gastronomia, o hidromel pode ser harmonizado com peixes, aves, carnes vermelhas e também exóticas, como a de javali.

As abelhas mais utilizadas para sua produção são as silvestres,  de floradas de eucalipto e laranjeiras. Mas pode ser feito com qualquer tipo de mel.  O processo todo de fabricação demora cerca de dois meses.

Existem diversos tipos de hidromel. Há desde a bebida pura até a que leva adição de frutas, podendo ser doce ou seco, e levar gás ou não. A coloração vai do amarelo claro ao castanho

Confira os tipos mais conhecidos:

  • Tradicional: é o hidromel puro;
  • Sack Hidromel: versão extra-forte, com maior quantidade de mel, mais alcoólico e adocicado;
  • Melomel: feito com frutas doces  acaí, banana, caqui, figo, fruta-pão, jaca, jatobá, lichia, maça vermelha, mamão, manga, sapoti), ácidas (acerola, amora, cupuaçu, framboesa, groselha, laranja, limão, morango, pêssego, romã, tamarindo, uva), hiper-hídricas ou monofágicas (melancia e melão, que tem 93% de água em sua composição)  e oleaginosas (abacate, amêndoa, avelã, castanha-do-pará, coco, damasco, nozes).
  • Cyser : resulta da fermentação conjunta de mel com suco de maçã;
  • Metheglin: aromatizado com ervas, especialmente gengibre, casca de laranja, canela, baunilha, e temperos.
  • Morat : melomel de amora
  • Capsiucumel ou capsimel: aromatizado com pimentas;
  • Pyment: leva uvas ou suco dessa fruta;
  • Braggot ou Bracket: tem adição de cereais maltados;
  • Rhodomel: é aromatizado com pétalas de rosas.

Fontes de pesquisa:

http://revistagloborural.globo.com/Revista/Common/0,,EMI326021-18281,00-HIDROMEL+A+BEBIDA+DOS+BARBAROS+VOLTA+AO+MERCADO.html

https://sis.sebrae-sc.com.br/login?back=/produtos/relatorios-de-inteligencia/hidromel/55379b1e14d0c01d007ffb6b#invalid

http://pompeiahidromeis.com/2013/05/30/melomel-guia-de-frutas/

http://pompeiahidromeis.com/2013/01/25/estilos-de-hidromel/

 

 

 

Matérias Relacionadas