A importância da polinização

 

Borboletas, pássaros, pequenos mamíferos e morcegos, além do vento e da chuva, são responsáveis pela polinização, ou seja, a  transferência de pólen entre as flores masculinas e femininas. Mas são as abelhas os agentes mais eficientes e mais importantes nesse processo que garante a produção de frutos e sementes e a reprodução de vários tipos de plantas. Há casos  em que determinados tipos de plantas têm um único tipo de polinizador.

A polinização é um dos principais mecanismos de manutenção e promoção da biodiversidade da terra. O processo começa com flores coloridas, pois os insetos notam a diferença entre os tons, que variam do vermelho ao amarelo, incluindo as diversas nuances de verde. Já as flores brancas usam seu perfume para atrair os polinizadores.

As abelhas garantem sua alimentação visitando vários tipos de plantas colhendo pólen (proteína) e néctar (para a produção de mel)  e são responsáveis por 70% das culturas agrícolas como algodão (16%), amêndoas, laranjas (27%), maçãs (90%), mirtilo (90%), pêssegos (48%) e soja (5%).

Projeto Polinizadores do Brasil – O Projeto Polinizadores do Brasil, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, realizou, ao longo dos últimos cinco anos, pesquisas e atividades de capacitação e conscientização para os produtores rurais e criadores de abelhas, a fim de estimular a polinização.

Baseado em culturas importantes como algodão, caju, castanha, maçã,  melão e tomate, o projeto produziu publicações científicas, educativas, vídeos e planos de manejo para produtores rurais e criadores de abelhas, além de recomendações para diminuir os impactos negativos causados sobre os polinizadores.

Entre as recomendações pode-se destacar a conservação de áreas naturais, mantendo a vegetação nativa próxima à área de cultivo; cultivo de plantas atrativas aos polinizadores; redução do uso de agrotóxicos; recuperação da flora nativa; revolver o solo o mínimo possível, pois existem abelhas que fazem seus ninhos nesse local; colocar gomos de bambu ou tronco de árvores mortas para que as abelhas façam seus ninhos e a Normativa conjunta número 1 do Ministério da Agricultura (Diário Oficial 04/01/2013),  que indica a responsabilidade dos produtores rurais em avisar aos apicultores presentes num raio de 6 km da cultura, e com 48hs de antecedência, sobre atividades de pulverização aérea.

Fontes de pesquisa:

http://www.semabelhasemalimento.com.br/home/polinizacao/

http://www.semabelhasemalimento.com.br/boas-praticas-polinizacao-no-campo-2/

http://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/polinizacao-a-maneira-pela-qual-as-plantas-se-reproduzem-htm.

http://www.brasil.gov.br/meio-ambiente/2015/03/projeto-avalia-a-importancia-da-polinizacao-para-a-agricultura

Matérias Relacionadas