Tipos de mel mais consumidos no Brasil e seus benefícios

Conforme as floradas, definidas a partir do néctar das flores (secreções procedentes de partes vivas das plantas ou de excreções de insetos sugadores delas),  os tipos de mel existentes no País variam em cor, sabor e aroma. Assim, a cor pode ir do branco incolor, passando pelo amarelo até o castanho e marrom.

Confira os tipos de mel mais consumidos no Brasil e exportados e seus benefícios:

Mel silvestre:  É o mais ingerido no País e proveniente de diversas flores (multifloral).  Tem efeito antioxidante, propriedades calmantes e laxativas, além de ser  considerado interessante para a pele e para as vias respiratórias .  Estimula a imunidade e ainda é um revigorante natural.  Pode ser encontrado durante a primavera/verão, em todo o Brasil.

Mel de flor de eucalipto: Possui um sabor mais forte e coloração escura. É aconselhado para o tratamento auxiliar no alívio de infecções intestinais, vias urinárias e doenças respiratórias.  O mel de flor de eucalipto é encontrado no Rio Grande do Sul,  litoral de Santa Catarina, Minas Gerais e São Paulo, entre os meses de março e junho.

Mel de assa-peixe: Apresenta aroma e sabor agradáveis, efeito calmante e expectorante. O mel de assa-peixe é extraído da planta típica brasileira, presente nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste. Durante a primavera e o verão é produzido nas regiões Sul e Sudeste. No Nordeste, apenas no verão.

Mel de flor de laranjeira:  É considerado por muitos especialistas e apicultores o  mel mais saboroso e suave do Brasil.  Ajuda a regular a função intestinal, além de ser usado como tranquilizante natural.  Pode ser encontrado em São Paulo, na primavera.

Mel de cipó-uva:  Reconhecido por sua ação antioxidante, especialmente no fígado, o mel de cipó-uva é encontrado na primavera e no verão,  em todo o País.

Mel de flores de café: Tem florada rara.  Apesar do sabor cítrico, é suave e possui efeito energizante.  Produzido na região Sudeste, especialmente em Minas Gerais.

Melato ou pseudo mel:   Mel mais denso e marrom,  rico em minerais, produzido nas regiões de altitude do Paraná,  Santa Catarina e Rio Grande do Sul.  É extraído da secreção da cochonilha, que se hospeda no tronco de árvores predominantemente na bracatinga (árvore de grande porte e altitude).   Pode ser colhido apenas em anos pares, de janeiro a maio.  O continente europeu é seu principal comprador.

Mel da uva do Japão – Tem aroma semelhante ao  mel de laranja. Proveniente da Uva-Japão (Hovenia dulcis),  é de difícil cristalização e produzido nas regiões de altitude média do Sul e do Sudeste ao País, na primavera.  Além de renovar o plasma do sangue, ativa as funções intestinais a auxilia no tratamento da anemia.

Mel de bracatinga: Possui cor escura e sabor encorpado, chegando a ser amargo. Oriundo do Oeste de Santa Catarina e Paraná, é  semelhante ao mel da Floresta Negra, na Alemanha. Esse tipo de mel é produzido entre os meses de março a agosto.

Mel de velame:  Velame é uma planta existente na região Norte de Minas Gerais, Oeste da Bahia e no agreste de alguns estados nordestinos. O mel de velame é claríssimo e por isso também é chamado de âmbar branco. É extremamente suave e produzido de outubro a janeiro.

Matérias Relacionadas