Como descristalizar mel

Ao contrário do que muitos pensam, não é o mel falso que cristaliza, mas sim o mel puro. Isso porque o falso contém açúcar de cana em sua composição. Alguns dos fatores que provocam a cristalização são a temperatura abaixo de 12°C, a  condição química do néctar que o originou e a forma como foi armazenado, além da umidade do local onde  foi guardado.

 

Quando submetido a algumas dessas situações, ocorre a separação da glicose – menos solúvel que a frutose – e a aglutinação dessas partículas, que se transformam em cristais. Mesmo cristalizado, o mel continua mantendo suas propriedades energéticas e nutricionais, além do sabor e aroma. Basta colocá-lo na boca para sentir que os cristais se dissolvem.

Para descristalizar o mel é necessário colocá-lo em banho-maria, em uma temperatura de 45°C. Na sequência, usando luvas para não queimar as mãos, deve-se agitar o frasco de mel para concluir o processo de descristalização.

 

O mel não deve esfriar rapidamente, pois podem se formar bolhas de ar, comprometendo todo o processo. O ideal é colocar o frasco em uma bacia de água quente e só retirá-lo de lá quando a água da vasilha estiver fria. Na sequência, basta secar a embalagem e usar o produto normalmente.

 

Se preferor um proceso mais simples, basta colocar frasco, devidamente vedado, em um ciclo da lava-louça. Quando terminar o ciclo,  deixe a embalagem na máquina até voltar à temperatura ambiente.

 

Fonte: http://pt.wikihow.com/Imagem:Decrystallize-Honey-Step-10.jpg

Matérias Relacionadas