Afinal, o que é a ABEMEL?

A ABEMEL, mais do que uma simples associação, é formada por pessoas apaixonadas pela apicultura e por tudo que as abelhas produzem. Assim, é uma satisfação poder falar um pouco sobre o que fazemos.

Os associados da ABEMEL trabalham pela valorização dos produtos, pela apicultura e pela saúde das nossas abelhas em diversas frentes:

  • No campo comercial: Você sabia que mais de 60% da produção de mel do Brasil é exportada? Os associados da ABEMEL representam hoje cerca de 80% das exportações de mel do nosso país. Por meio dessas vendas, geram renda e movimentam a produção apícola em todo o Brasil. E quando falamos de exportação, há um mito de ser algo extremamente fácil e muito rentável; mas infelizmente não é bem assim.
    A ABEMEL foi criada para ajudar os exportadores a quebrarem barreiras comerciais internacionais, participando de feiras, eventos, rodadas comerciais, tudo com o objetivo de melhorar cada vez mais a imagem do Brasil, mostrando e oferecendo nossos produtos para todo o mundo. Afinal, os clientes lá de fora querem qualidade!
  • Qualidade: E por falar na qualidade que todos desejam, é interesse da ABEMEL que nossos produtos sejam referências de qualidade não só no Brasil, mas, em todo o mundo. Os associados da ABEMEL investem na capacitação e treinamento de apicultores, abordando assuntos técnicos e experiências internacionais para aumento da produtividade. Além disso, a ABEMEL luta de forma ativa no âmbito nacional e internacional pelo reconhecimento e manutenção da qualidade da apicultura. Para dar um exemplo, dentre os integrantes da ABEMEL, encontram-se:
    • a mediadora para discussão mundial de parâmetros de análise e qualidade de Própolis na ISO (International Organization for Standardization), que visa criar padrões claros de qualidade para a própolis, abrindo assim um mercado enorme para esse valioso produto;
    • o presidente da Câmara Setorial de Mel do estado de São Paulo, que discute politicamente soluções para os problemas de mortandade das abelhas, polinização, e outros problemas que afetam nossa produção;
    • a equipe que integra a Comissão da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que discute normas técnicas de toda a cadeia apícola.
    • Uma equipe técnica que avalia as nossas leis e trabalham quase que diariamente para que tenhamos uma legislação clara que proteja a produção e a comercialização de nossos produtos.
  • Produção: A produção apícola é fundamental para todos os nossos associados.
    A ABEMEL conta com pessoas extremamente focadas no desenvolvimento e valorização da apicultura a nível nacional, trabalhando junto aos apicultores para garantir uma produção sustentável e que respeite o meio-ambiente e as nossas abelhas.
    A associação apoia projetos de polinização, lutando contra a liberação excessiva de agrotóxicos e a proliferação de produtos falsificados no mercado, participando no desenvolvimento e discussão de políticas públicas do setor e principalmente mantendo parcerias sólidas com garantia de mercado.

Hoje, a ABEMEL é privilegiada em poder ouvir os diversos lados da nossa cadeia produtiva, buscando desenvolver ações que estimulem um maior comprometimento de colaboradores, apicultores e empresários com o mesmo objetivo: valorizar a apicultura e meliponicultura brasileira.

A ABEMEL representa um grupo de empresas e tem entre seus associados micro e pequenos empresários, administradores, farmacêuticos, químicos, veterinários e principalmente apicultores. Somos “agro” de origem, que desde 2003 luta diariamente por melhores condições comerciais, de qualidade e de produção para quem trabalha nesse mercado.

Se você não tem vínculo com a apicultura, te convidamos a conhecer um pouco mais sobre esse universo que é apaixonante. Se você já tem afinidade com o assunto, te convidamos a protagonizar as mudanças que tanto queremos para o nosso mercado, precisamos de mais gente levantando essa bandeira.

Um setor unido e articulado, alcança mais vitorias!

Equipe ABEMEL

Matérias Relacionadas