Cera é usada para tingir ovos de páscoa lituanos

Você sabia que os famosos ovos de páscoa lituanos  são decorados com cera de abelha derretida? Os marguciai, que significa pintadinhos em lituano, têm origem na cultura pagã, na Antiguidade, quando eram decorados para festejar a renovação da vida e o início da primavera. No século XVIII tornaram-se símbolo da celebração da Páscoa.

Segundo a tradição da Lituânia, as famílias se reúnem para pintar os ovos de galinha que irão decorar a mesa do domingo de Páscoa e que depois serão comidos, explica a professora de artes Janete Zizas, de 58 anos, que desenha os marguciai. Para manter viva a tradição Janete, além de ensinar a técnica para seus familiares, também dá cursos na região onde mora, Vila Zelina, bairro fundado por  imigrantes lituanos e russos.

A técnica é simples, mas requer muita habilidade. No ovo de galinha cozido são feitos desenhos com cera de abelha derretida,  com a ajuda de um alfinete de costura preso num lápis, mas colocado no lado oposto ao da ponta. A cera é derretida numa colher dobrada e aquecida embaixo por uma vela. Feitos os desenhos, cada ovo é mergulhado em água tingida.  A superfície da casca que não foi coberto pela cera será tingida e a parte coberta com cera ficará com a cor natural do ovo.

Quem quiser pode guardar o ovo como lembrança, como objeto de decoração – com o tempo a gema e clara secam e se transformam em pó, e ele fica leve como uma bolinha de pingue-pongue. Mas é preciso tomar muito cuidado para a casca não trincar. “Se a casca quebrar é preciso jogá-lo fora, porque vai apodrecer”, diz Janete.  Ela demora  1h15 para desenhar de sete a oito ovos.

Matérias Relacionadas