Produzida pelas abelhas operárias para alimentar a abelha rainha durante toda a vida, a geleia real é uma substância poderosa, tanto que a rainha consegue viver entre cinco a seis anos enquanto as operárias, que se alimentam de mel e pólen, sobrevivem em média 45 dias. A abelha rainha é duas vezes maior que as abelhas operárias e três vezes mais pesada e a única capaz de fecundar diariamente dois mil ovos, o que equivale a duas vezes o seu peso.
Notáveis quantidades de proteínas, carboidratos, minerais e aminoácidos fazem parte da composição da geleia real, substância viscosa, cremosa e levemente amarelada, elaborada pelas abelhas a partir da digestão do pólen.
Se para as abelhas a geleia real faz tanta diferença, para o ser humano também não é diferente.
Conhecida pela civilização desde a Grécia Antiga, foi apenas a partir dos anos 50 que a geleia real tornou-se popular como suplemento alimentar. Naquela época o papa Pio XII, já com 80 anos e muito doente, começou um tratamento à base de geleia real e se recuperou.
O fato foi divulgado em um congresso internacional realizado em 1955, quando o papa falou sobre sua gratidão à geleia real, e também em 1958, durante o 17° Congresso Internacional de Apicultura, em Roma. A partir de então, a geleia real ganhou destaque mundial e, hoje, é reconhecida pelos seus benefícios.
Há ainda uma versão de que o poder da geleia real foi notado no começo do século XVIII pelo naturalista François Huber ao perceber que as celas ocupadas pelas larvas das futuras rainhas eram as únicas que recebiam um líquido especial, possibilitando que tivesse uma vida mais longa do que as operárias. Mas demorou mais de dois séculos para que as atenções da ciência se voltassem novamente para a investigação dos benefícios da geleia real ao homem.
Entres as substâncias da geleia real duas em especial são citadas por vários autores e pesquisadores: o ácido 10-hidroxidecênico e a homeoparotina que estimulam o centro vital, produzindo efeitos terapêuticos e rejuvenescedores. Segundo estudiosos, a geleia real oferece os seguintes benefícios à saúde: melhora o metabolismo; ameniza os sintomas da TPM; aumenta a energia, resistência e força, ajudando a diminuir o esgotamento físico e mental; estimula o apetite de crianças; previne anemia e artrite; atenua os sinais de envelhecimento; reduz o estresse; diminui os índices de colesterol ruim; efeito calmante; anti-inflamatório natural para inflamações provocadas por lesões entre outros.
Fontes de pesquisa:
http://www.apiariosilvestre.com.br/da-colmeia/geleia-real.html
http://ayurveda-saude.blogspot.com.br/2008/05/gelia-real.html