Pólen, o pão das abelhas

 

Principal fonte proteica das abelhas, o pólen é rico em minerais e lipídeos, e por isso é o alimento ideal para quem quer manter o pique e cumprir as tarefas do dia-a-dia com disposição, sem sinais de cansaço.

Formado por pequenos grãos coletados por esses insetos do interior das flores, o pólen é captado logo na entrada da colmeia, onde os apicultores colocam uma espécie de tela, composta por pequeníssimos  furos. Para poder passar, as abelhas são obrigadas a derrubar as bolinhas – impregnadas por sua saliva para aglutinar e carregar os grãos – que ficam do lado de fora, armazenadas em um reservatório.

O pólen levado para o interior da colmeia é prensado pelas abelhas operárias e misturado às secreções salivares desses insetos, transformando-se em alimento para elas desde a fase de larva até a vida adulta. É o chamado ‘pão de abelhas’.

 

Vitamina A – Segundo especialistas, é aconselhável consumir uma colher de sopa de pólen diariamente.  E não faltam bons motivos para isso. Além de ser um potente energizante, tem efeito anti-inflamatório para a pele e ajuda no tratamento contra psoríase e eczemas.

O pólen também diminui a quantidade de histaminas no organismo, combatendo e prevenindo asma e rinite. E como é rico em hormônios vegetais e enzimas que atuam sobre a próstata, o seu consumo previne inflamações e o aumento dessa glândula.

A presença da vitamina A na composição do pólen  provoca melhora na visão, principalmente de idosos. E como em sua composição há uma grande quantidade de rutina (um bioflavanóide antioxidante), ele ajuda a prevenir entupimentos das artérias, prevenindo infartos e AVCs.

 

Infertilidade –  Quem deseja engravidar deve investir no consumo de pólen. Por ser rico em vitaminas A, B12, C, D, K, antioxidantes, proteínas, ferro, potássio e magnésio, essa substância mantém o organismo saudável para a gestação.

 

Anti-envelhecimento – Também atua contra o envelhecimento cerebral, ativando a produção de um hormônio que controla a dor e aumenta a capacidade de reduzir estresse, amnésia e cansaço. O consumo de pólen ajuda a inibir a ação dos radicais livres, que são agressivos para as células, impedindo sua multiplicação.

Por ser rico em ferro e vitaminas do grupo B, principalmente a B12, o pólen também aumenta a taxa de hemoglobina dos glóbulos vermelhos ajudando, assim, no tratamento contra anemia.

 

Metabolismo –  Regulariza o metabolismo e as perturbações funcionais, além de favorecer a rápida recuperação em pessoas anêmicas e convalescentes.

 

Ações microbianas –  O consumo de pólen fortalece o organismo e, assim, previne ações microbianas, tornando menos frequentes gripes e resfriados.

 

Composição do pólen

 

– 15%  de água (em sua origem)

– 20% de matérias albuminóides

– 40% de ácidos aminoácidos

–  30% de glucídios

– Vitaminas

– Rutina  (excelente para o crescimento)

– Oligoelementos naturais

 

 

 

Fontes: http://sis.sebrae-sc.com.br/produtos/boletins-de-tendencia/polen-apicola/54c6815ef17388e7058b4da0#download

 

http://nutrindopordentroeporfora.blogspot.com.br/2013/06/10-beneficios-de-polen-de-abelhas.html

Matérias Relacionadas