Aluguel de abelhas ajuda na produção de frutas

O número crescente de abelhas desaparecidas — só no Brasil, até maio de 2015, o número superava 750 milhões — na América do Norte, Europa e América Latina tem levado os agricultores a optar pelo aluguel de colmeias para contornar o problema e garantir a produção de frutas. E como uma única colmeia – que pode custar até R$ 60,00 reais – tem capacidade de abrigar cerca de 120 mil abelhas, isso significa um grande grupo de operárias trabalhando na época de floração.

O aluguel de colmeias vem dando bons resultados.  Em Mossoró, Rio Grande do Norte, a produção de melão teve aumento de 30% e as lavouras de melancia também têm sido favorecidas pela prática, segundo o Sebrae no Estado do Rio Grande do Norte.

Na região Sul, pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)  instalaram seis colmeias por hectare em um pomar de maçã fuji, onde havia apenas três colmeias. Como resultado, a produção aumentou 20%, ou seja, cerca de  6 mil quilos extras da fruta.

Apesar dos bons resultados proporcionados pelas abelhas de aluguel, os especialistas não veem futuro no aluguel de colmeias, pois avaliam que muitas delas serão eliminadas devido ao uso intensivo de agrotóxicos.

De acordo com  Lionel Gonçalves, biólogo aposentado da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto e atualmente professor visitante da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA),  no Rio Grande do Norte, foram encontrados 19 tipos de pesticidas tóxicos para as abelhas nas amostras de mel produzidas na polinização do melão naquela cidade.

Fontes de pesquisa:

http://www.semabelhasemalimento.com.br/home/abelhas-sumindo/

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2015/05/1624108-abelhas-de-aluguel-garantem-producao-de-frutas-no-pais.shtml

Matérias Relacionadas