Própolis, aliada da beleza

Rica em ácidos fenólicos, aminoácidos, e bioflavonóides, a própolis enriquece as fórmulas de maquiagens, cremes e produtos para os cabelos se combinada com produtos naturais como pepino, copaíba, mel, geleia real e calêndula.

Os xampus e condicionadores que levam própolis são antioxidantes, têm ação antifúngica, combatem a caspa e a seborreia, deixando os cabelos mais saudáveis. “A própolis também aumenta a resistência capilar,  é eficaz contra a queda e o branqueamento dos fios”,   completa Maria Cristina Marcucci, pesquisadora e professora  da pós-graduação em farmácia da Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN-SP).

Os hidratantes que contêm própolis  ajudam a  combater  os radicais livres,  prevenindo o envelhecimento celular e mantendo a pele com aspecto saudável.  De acordo com Maria Cristina, a própolis também tem propriedade cicatrizante e antimicrobiana e faz parte da fórmula de cremes e pomadas para pele com acne e nos géis pós-barba, acalmando a irritação provocada pelas lâminas de barbear.

Quando adicionada à composição de cremes para as mãos, ajuda a manter a pele livre de bactérias. Nesse caso, as   unhas também podem se beneficiar das propriedades da própolis. Segundo  Maria Cristina, o uso do creme ajuda a fortalecer as unhas, embora ainda não existam  estudos que comprovem  essa ação.

Nos batons, a própolis funciona como protetor solar e contribui para regenerar a pele ressecada.  É aconselhável sempre  testar o produto em uma pequena área do pulso, antebraço  ou pescoço para evitar reações alérgicas, alerta a pesquisadora. É sempre importante  que os produtos manipulados com própolis sejam  recomendados por profissionais da área de saúde, como homeopatas e fitoterapeutas.

 

Matérias Relacionadas