Rica em ácidos fenólicos, aminoácidos, e bioflavonóides, a própolis enriquece as fórmulas de maquiagens, cremes e produtos para os cabelos se combinada com produtos naturais como pepino, copaíba, mel, geleia real e calêndula.
Os xampus e condicionadores que levam própolis são antioxidantes, têm ação antifúngica, combatem a caspa e a seborreia, deixando os cabelos mais saudáveis. “A própolis também aumenta a resistência capilar, é eficaz contra a queda e o branqueamento dos fios”, completa Maria Cristina Marcucci, pesquisadora e professora da pós-graduação em farmácia da Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN-SP).
Os hidratantes que contêm própolis ajudam a combater os radicais livres, prevenindo o envelhecimento celular e mantendo a pele com aspecto saudável. De acordo com Maria Cristina, a própolis também tem propriedade cicatrizante e antimicrobiana e faz parte da fórmula de cremes e pomadas para pele com acne e nos géis pós-barba, acalmando a irritação provocada pelas lâminas de barbear.
Quando adicionada à composição de cremes para as mãos, ajuda a manter a pele livre de bactérias. Nesse caso, as unhas também podem se beneficiar das propriedades da própolis. Segundo Maria Cristina, o uso do creme ajuda a fortalecer as unhas, embora ainda não existam estudos que comprovem essa ação.
Nos batons, a própolis funciona como protetor solar e contribui para regenerar a pele ressecada. É aconselhável sempre testar o produto em uma pequena área do pulso, antebraço ou pescoço para evitar reações alérgicas, alerta a pesquisadora. É sempre importante que os produtos manipulados com própolis sejam recomendados por profissionais da área de saúde, como homeopatas e fitoterapeutas.