As exportações de mel mantiveram em julho a tendência de crescimento registrada ao longo deste ano e já superam no acumulado dos sete primeiros meses de 2014 (janeiro a julho) todo o resultado do ano anterior. Segundo a Associação Brasileira dos Exportadores de Mel (Abemel), em julho as vendas alcançaram US$ 10.617 milhões, o equivalente a um crescimento de 3,51%, ante o mês anterior. Em termos de volume, o acréscimo foi de 1,77%, o correspondente a 46.022 kg.
Comparado ao período de janeiro a julho de 2013, as exportações aumentaram 103,46% em valor e 71,82% em volume, uma diferença de US$ 33.4676 milhões e 7.180 kg, respectivamente.
Nos primeiros sete meses de 2014 foram comercializadas 17.177.282 kg de mel, ante 16.180.566 kg durante todo o ano de 2013).
Tomando como referência o ano de 2011, que teve o melhor resultado das exportações, as vendas para o exterior já são 43,60% maiores do que no mesmo período de 2011. A média mensal do valor exportado é de US$ 9,4 mil, ante US$ 6,5 mi em 2011.
“O resultado favorável se deve ao fato de o País ter produzido mais neste ano, em função da melhoria das condições climáticas e maior profissionalização da cadeia produtiva”, explica a gerente executiva da Abemel, Flávia Salustiano. Além disso, ela destaca que as empresas exportadoras estão atentas às exigências e demandas internacionais, garantindo um produto de qualidade diferenciada e livre de resíduos. O setor apícola mantem parcerias estratégicas, dentre elas o projeto BRAZIL LET’S BEE junto a Apex-Brasil, que tem como objetivo incrementar as exportações por meio de desenvolvimento de ações de promoção comercial.
As exportações para os Estados Unidos, maior comprador do mel brasileiro, representam 81,50% do total. Santa Catarina e São Paulo responderam por 54,53% das vendas totais.