Dados do Setor da Agricultura
Os gráficos gerados pela ABEMEL apresentam um estudo dos dados atualizados sobre as exportações de mel do país mensalmente.
A agricultura brasileira tem crescido significativamente em produtividade e qualidade técnica nas últimas décadas situando o Brasil como um dos polos produtores mundiais de alimentos. A produtividade do setor e capacidade exportadora tem servido para fortalecer e equilibrar a balança comercial do Brasil demonstrando a importância da agricultura para a economia nacional.
Em paralelo, devido a nossa biodiversidade internacionalmente reconhecida, o Brasil se situa no maior entre os maiores reservatórios de fauna e flora mundial. Estas características impõem ao país uma preocupação constante com a preservação de sua natureza e o desenvolvimento biotecnológico disponível, podendo se configurar para as próximas décadas em uma fonte sustentável para a descoberta ou desenvolvimento de biomoléculas que possam melhorar a qualidade de vida do homem no planeta.
Entre estes dois grandes geradores de riquezas situa-se o setor apícola, unindo a capacidade geradora de riquezas relacionadas tanto ao aumento da produtividade agrícola quanto à manutenção e desenvolvimento das faunas e floras da biodiversidade nacional. Isto se deve a capacidade polinizadora das abelhas que permite o aumento da disponibilidade de frutos e sementes para a manutenção de ecossistemas.
Contando ainda com os produtos derivados das abelhas, geradores de energia, saúde e aplicações das mais variadas no campo da saúde humana até a fixação do homem do campo e geração de emprego e renda, a apicultura se apresenta como um setor chave para o fortalecimento de várias pautas do Estado relacionadas ao desenvolvimento econômico e social.
O setor apícola vem desenvolvendo esforços de organização e aprimoramento técnico tendo por parceiros várias entidades públicas e privadas, bem como centros e empresas públicas de pesquisas com vistas à compreensão das propriedades do mel nacional, da melhoria das técnicas de manejo, do fortalecimento da cadeia produtiva como um todo e na comercialização nacional e internacional dos produtos derivados das abelhas.
A Associação Brasileira de Exportadores de Mel – ABEMEL, tendo como patrocinadora a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil, desenvolveu em 2010, o Planejamento Estratégico Setorial (PES) Apícola com um escopo de cinco anos de atuação buscando organizar e alinhar os esforços despendidos por vários atores nacionais em separado para o desenvolvimento de uma política nacional apícola. O Planejamento permitiu a indicação de um conjunto de diretrizes e projetos estratégicos por meio do enfrentamento de dois grandes desafios: a) a melhoria da produção, qualidade e produtividade do setor apícola brasileiro e b) a comercialização internacional dos produtos apícolas brasileiros. Foram delineadas quatro agendas de trabalho para estes cinco anos, quais sejam, ações de governança, ações políticas, ações focadas na produção e ações com foco na tecnologia, envolvendo todos os parceiros da cadeia apícola.
A ABEMEL, fundada em 15 de agosto de 2003, é a entidade com maior representatividade das empresas beneficiadoras e exportadoras de produtos apícolas do Brasil. Atualmente, representa 90% das exportações setoriais e trabalha para otimizar o desempenho das exportações setoriais, facilitando o acesso aos mercados e negociações com toda cadeia produtiva. Atua como membro ativo na Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Mel e produtos Apícolas, interligando-se com os poderes públicos. A entidade tem como missão, promover a internacionalização competitiva da apicultura brasileira e o desenvolvimento do mercado interno de forma equilibrada, inovadora, justa e ética, propiciando aos associados o suporte estratégico para a realização de negócios e a conquista de posições sólidas e lucrativas nos principais mercados mundiais.