As condições encontradas no Brasil – clima, solo, altitude, composição das floradas e material genético das abelhas – permitem uma produção limpa, sem o uso de produtos químicos para controlar as principais doenças e pragas que afetam a apicultura em todo o mundo. Além disso, graças a esses recursos naturais, o Brasil é capaz de produzir mel durante todo o ano. Estas distinções e rigoroso controle de qualidade fazem da Indústria Apícola no Brasil uma das maiores exportadoras no mundo.
O mel brasileiro é mundialmente reconhecido por ser puro, livre de resíduos e referência em qualidade. As abelhas brasileiras são africanizadas, isto é, mais ágeis e extremamente resistentes a doenças, a tal ponto que os apicultores não utilizam medicamentos para tratamento das abelhas.
Em função da biodiversidade nacional, o mel do Brasil se destaca em virtude de sua gama de cores e sabores, traduzidos em floradas. Dentre estas o Brasil oferece mel de laranja, café, eucalipto, assa-peixe, bracatinga, marmeleiro, capixingui, cipó-uva, silvestre e outros. Independente da florada a qualidade é garantida.
Produtores e exportadores de mel e produtos apícolas brasileiros estão frequentemente buscando atender às exigências legais e de mercado com foco na qualidade e segurança dos alimentos. Como resultado, eles têm implementado rigorosos sistemas de qualidade como BPF – Boas Práticas de Fabricação; HACCP – Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle; e SAP – Programa de Segurança Alimentar, incluindo todo o sistema de rastreabilidade do campo do produtor ao consumidor final.
O Brasil também mantém o Programa de Padronização da Cadeia Apícola Nacional, uma poderosa ferramenta para garantir a qualidade dos produtos e processos, o que demonstra a dedicação da organização das indústrias para proteger seus produtos de quaisquer restrições técnicas – e em consideração às exigências de mercado. As empresas também possuem um sistema de mistura de lotes de mel para ser exportado, o que garante menores custos, tornando mais fácil todo o processo de produção.
Além do mel, o Brasil também é reconhecido como referência em própolis. São diversos os tipos que o Brasil oferece, sendo que a sua cor, sabor e aroma variam de acordo com sua origem botânica.
A própolis é um antibiótico natural e dentre as propriedades do produto, destacam-se: ação antibacteriana, antifúngica, cicatrizante, antioxidante, anestésica e imunoestimulante.
Dentre os tipos de própolis destaca-se a Própolis Verde que tem sua origem botânica no alecrim-do-campo, geralmente encontrado na Zona da Mata de Minas Gerais e no leste de São Paulo. Possui um importante ácido fenólico chamado Artepilin-C e seu uso diário como suplemento alimentar permite o fortalecimento do sistema imunológico, atuando na prevenção e tratamento de diversas doenças. Atua como estimulante natural das defesas orgânicas, podendo ainda ser usada externamente em feridas provocadas por queimaduras, inflamações e infecções.
O Brasil também oferece outros produtos apícolas tal como pólen, geleia real e cera de abelha. Todos com garantia de origem e qualidade superior.
A Apicultura Brasileira é um das poucas atividades agropecuárias que podem ser caracterizadas como sendo ecologicamente correta, economicamente viável e socialmente justa.