Reestruturação da empresa e condições climáticas favoráveis explicam bom desempenho de janeiro a junho 2014
Crescimento de 250% no volume de mel exportado de janeiro a junho deste ano e aumento de 40% nas vendas internas. Esse é o resultado da MINAMEL Produtos Apícolas, empresa que está ajudando a impulsionar as exportações de mel natural do pequeno município de Içara, no sul de Santa Catarina.
O mel natural foi o grande destaque das exportações de Içara nos cinco primeiros meses do ano, com crescimento de quase US$ 2 milhões ante mesmo período de 2013. A MINAMEL representa 20% de toda a exportação do município. De janeiro a junho deste ano, a empresa beneficiou 2 mil toneladas de mel para exportação.
O produto foi o quinto mais exportado em toda região da AMREC (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), formada por 10 cidades do sul de SC.
Esse desempenho da MINAMEL se deve a alguns fatores como o processo de reestruturação. Com 25 anos de existência, a empresa investiu em gestão profissional, ampliação do projeto orgânico, com foco em expansão de mercados, consultorias externas, pesquisas de mercado, além da constante participação em feiras, eventos e congressos, inclusive internacionais. As condições climáticas também contribuíram para esse resultado favorável da empresa. A safra foi muito boa na região sul, a maior produtora de mel do País, que corresponde a mais de 50% da produção nacional, segundo dados do IBGE.
A MINAMEL é uma empresa parceira da Associação Brasileira dos Exportadores de Mel (ABEMEL), a qual desenvolve atividades e projetos em prol do desenvolvimento do setor apícola brasileiro e ainda conta com o apoio da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento), promovendo as exportações e a internacionalização de empresas do segmento.