A Néctar Farmacêutica, empresa associada à Abemel (Associação Brasileira dos Exportadores de Mel), levou o primeiro lugar da premiação da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento), na categoria micro e pequena empresa. No dia 28 de maio foi realizada em São Paulo a entrega do Prêmio Apex-Brasil, que teve como tema “Brasil Beyond” (O Brasil que vai além), a nova marca internacional dos negócios brasileiros.
“Receber um prêmio de tamanha relevância é muito importante para o setor apícola e comprova que as empresas têm investido em inovação e desenvolvimento de novos produtos”, afirma José Alexandre Silva de Abreu, CEO da Néctar Farmacêutica. Com investimentos em inovação e criação de produtos, as empresas têm mais facilidade em conquistar novos mercados, ampliando e diversificando as exportações setoriais.
Para a gerente executiva da Abemel, Flávia Costa Salustiano, o prêmio recebido pela Néctar Farmacêutica irá incentivar as demais empresas parceiras a também investirem no desenvolvimento de novos produtos e pesquisas setoriais.
Gel Proporalcare - A Néctar Farmacêutica ganhou o prêmio pelo caso do Proporalcare, gel à base de própolis para a prevenção e tratamento de mucosite (feridas na boca) e candidose (sapinho) para pacientes que lutam contra o câncer e recebem irradiação na região da cabeça e do pescoço. A radiação paralisa o funcionamento das glândulas salivares. Sem saliva a cavidade oral fica desprotegida contra a ação de bactérias e fungos, o que tende a gerar infecções oportunistas podendo levar à morte. Com o gel, que já é exportado para vários países como Estados Unidos, Japão e também Europa, o paciente fica protegido da “secura” na boca.
A Néctar Farmacêutica começou a investir nas pesquisas para o desenvolvimento do gel em 1999, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O resultado positivo desse trabalho já rendeu quatro teses de mestrado, três de doutorado, uma de pós-doutorado, além de dezenas de trabalhos de iniciação científica e TCC por alunos de graduação, afirma José Alexandre Silva de Abreu. Ele destaca que a premiação é uma forma de divulgar também a qualidade da própolis brasileira, a mais estudada do mundo. A própolis brasileira é reconhecida mundialmente por sua qualidade e composição diferenciada e por não apresentar contaminação de metais pesados e de resíduos de antibióticos e agrotóxicos.