Jornal japonês publicará especial sobre os benefícios da própolis
A apicultura brasileira será destaque no Japão na edição de 3 de junho do Kenkou Journal. Embalados pela Copa do Mundo da FIFA™ e com todos os olhos voltados para o Brasil, o jornal fará uma edição exclusiva sobre o país e trará reportagens especiais sobre as propriedades da própolis nacional, reconhecida mundialmente por sua qualidade e composição diferenciada e por não apresentar contaminação de metais pesados e de resíduos de antibióticos e agrotóxicos.
A ação faz parte do Projeto Bee Brazil, realizado pela Associação Brasileira dos Exportadores de Mel (ABEMEL) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para promover o fortalecimento do mel e da própolis nos mercados interno e externo. A apicultura brasileira é uma das atividades agropecuárias que podem ser caracterizadas como sendo ecologicamente correta, economicamente viável e socialmente justa.
As matérias vão abordar, além da história da própolis e da melhor época para colheita, as propriedades antimicóticas, antibacterianas, anti-inflamatórias, cicatrizantes, analgésicas, lubrificantes e ainda estimulantes da produção de células de defesa do organismo. No Brasil, devido ao clima tropical e a biodiversidade foram identificados vários tipos de própolis. Entre os mais reconhecidos estão variações da verde, líder de mercado, e conhecida como “própolis brasileira”; a marrom (ou selvagem), mais encontrada na natureza, e a vermelha.
O mercado japonês é um importante parceiro comercial das empresas brasileiras e o setor apícola tem desenvolvido diversas ações de promoção comercial no país como a feira Tokyo Health Industry Show. Como parte do Projeto Copa do Mundo, organizado pela Apex-Brasil em parceria com mais de 700 empresas e entidades setoriais brasileiras, entre elas a Abemel, o editor do Kenkou virá ao Brasil assistir o jogo de abertura do mundial, em São Paulo, dia 12 de junho, acompanhado de um empresário e de um representante do Conselho Japonês de Própolis.