O mel processado pela Prodapys conquistou várias medalhas na Apimondia 2013, congresso realizado na Ucrânia no início desse mês. A empresa brasileira, com matriz em Santa Catarina e filiais no Piauí e Maranhão, participou do evento como expositora junto a outras 13 empresas brasileiras. A participação neste evento foi promovida pelo Projeto Bee Brazil, parceria bem sucedida entre ABEMEL – Associação Brasileira dos Exportadores de Mel e Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
Quatro variedades do produto brasileiro, processado pela Prodapys, ficaram no topo da disputa. Na avaliação individual, o mel escuro e a cera de abelha receberam medalha de ouro, já o mel claro conquistou o bronze. O destaque foi a medalha de ouro, na categoria variedades de mel, formada pelo mel claro, mel âmbar claro, mel escuro e mel cristalizado.
Na cera de abelha, a Prodapys conquistou o primeiro e segundo lugar, porém a organização do evento não achou certo dar o ouro e a prata para a mesma empresa, logo foram premiados somente o ouro e o bronze nesta modalidade.
“É um reconhecimento internacional do mel brasileiro. Nós trabalhamos com apicultores de todo o Brasil. Este prêmio pertence a todos os apicultores brasileiros que nos fornecem mel, bem como aos nossos colaboradores que processam nossos méis com padrão de qualidade diferenciado. Isso é um reconhecimento para o mel brasileiro e para a qualidade da empresa. Todos ganhamos, desde o produtor, até o país!”, afirma o gerente de Exportação da Prodapys, Tarciano Santos da Silva.
Antes de participar da disputa na Apimondia, o mel processado em Araranguá-SC passou por uma análise técnica, em laboratório na Alemanha. “Fazemos um trabalho de capacitação com os apicultores, estamos orgulhosos do trabalho feito por eles, colhendo o mel com manejo adequado, para que o mel fique com a mesma qualidade quando estava dentro da colmeia.”, argumenta Silva.
No Brasil, todo o mel que entra na empresa é enviado para o laboratório da Prodapys, aonde é colhido amostras para análise. “Os colaboradores são treinados para degustação em laboratório, para saber se o mel é diferenciado, se será embalado como mel de mesa premium, ou será feito um blend, podendo ser usado para consumo direto ou para a indústria alimentícia.”, finaliza o gerente.
Além da sua produção própria, a Prodapys processa cerca de três mil toneladas de mel por ano, sendo que 95% vai para exportação. Em 2014, o objetivo da empresa é investir no mercado interno para dar possibilidade de mais brasileiros experimentarem o mel que tem medalhas e reconhecimento internacional!
“Queremos que o povo brasileiro também saboreie os méis campeões!”, destaca a equipe Prodapys.