Participação brasileira na APIMONDIA 2013 é marcada por premiações e gera mais de 1 milhão de dólares em negócios no setor apícola
A participação da ABEMEL – Associação Brasileira dos Exportadores de Mel – e mais 14 empresas brasileiras na APIMONDIA 2013 (Federação Internacional das Associações de Apicultores), em Kiev, na Ucrânia, é marcada por premiações e inauguração da nova marca Bee Brasil, além de movimentar o setor apícola do país.
Com apoio da Apex-Brasil - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos,14 empresas brasileiras, realizaram contatos com empresários de 33 países tais como Egito, França, Inglaterra, Estados Unidos, Japão, Turquia, Alemanha, Índia, Argentina, Argélia, Coréia do Sul, entre outros.
Durante a feira, realizada no período de 29 de setembro a 04 de outubro, os expositores brasileiros se reuniram em espaço coletivo de 160m² e neste período movimentaram US$ 1.120.080,00. A expectativa para os próximos 12 meses é de gerar US$ 10.500.000,00 em negócios.
Para Joelma Lambertucci, empresária setorial, “a feira superou as expectativas, pois além de rever clientes já consolidados, tivemos a oportunidade de conhecer o mercado do leste europeu e vemos uma grande oportunidade a ser trabalha e desenvolvida, especialmente com produtos da própolis brasileira, muito procurada nesta região”.
O estande brasileiro contou com a participação dos expositores Lambertucci, Essenciale, Minamel, Apiário Sol, Melbras, Apis Flora, MN Própolis, Apidouro, Supermel, Floranectar, Breyer, Prodapys, Natucentro e Pharmanectar.
PREMIAÇÕES
A APIMONDIA é realizada a cada dois anos e, nessa ocasião, acontece o World Beekeeping Awards. Neste ano, foram entregues 100 medalhas para 70 participantes de 37 países, sendo que o Brasil faturou seis medalhas!
A ABEMEL ganhou medalha de bronze, na categoria melhor estande, que destacou a nova identidade setorial - Bee Brazil, de forma inovadora e com excelente comunicação visual. Para a gerente executiva da ABEMEL, Flávia Salustiano, “o Brasil, mais uma vez, surpreendeu o mundo apícola, sobretudo pelo novo posicionamento e pela continuidade de premiações, apontando que o país é um dos principais fornecedores de produtos apícolas de qualidade!”.
A empresa Prodapys conquistou quatro prêmios. Na avaliação individual, o mel escuro e a cera de abelha receberam medalha de ouro, já o mel claro conquistou o bronze. O destaque foi a medalha de ouro, na categoria variedades de mel, formada pelo mel claro, mel âmbar claro, mel escuro e mel cristalizado.
Na cera de abelha, a Prodapys também conquistou o primeiro lugar. “É um reconhecimento internacional do mel brasileiro. Nós trabalhamos com apicultores de todo o Brasil. Este prêmio pertence a todos os apicultores brasileiros que nos fornecem mel, bem como aos nossos colaboradores que processam nossos méis com padrão de qualidade diferenciado. Isso é um reconhecimento para o mel brasileiro e para a qualidade da empresa. Todos ganhamos, desde o produtor, até o país!”, afirma o gerente de Exportação da Prodapys, Tarciano Santos da Silva.
Outra premiação em destaque foi a medalha de ouro pela melhor fotografia apícola conferida a Cezar Ramos Junior , empresário da Natucentro.