Apex-Brasil reúne compradores e formadores de opinião estrangeiros e empresários brasileiros em evento de negócios.
Ação é Projeto Copa e foi realizada antes do jogo entre Brasil e Japão
Empresários e formadores de opinião estrangeiros e brasileiros que participam de ações do Projeto Copa da Apex-Brasil se reuniram na sexta-feira, 14, em evento de relacionamento, antes do jogo Brasil e Japão pela Copa das Confederações.
No evento, potenciais compradores e parceiros estrangeiros de produtos e serviços brasileiros e formadores de opinião conheceram um pouco da cultura, da música e da gastronomia brasileiras. Os participantes do evento cumpriram agendas do Brasil durante a semana, com rodadas de negócios e visitas à fábricas de polos de produção brasileiros. Além de potenciais compradores de produtos e serviços brasileiros, também estiveram presentes representantes das empresas japonesas Mitsui e Hitach, interessadas em investir no Brasil especialmente no setor de energia.
Uma equipe de jornalistas da revista ELLE, edição chinesa participou da ação, a convite da Associação Brasileira de Estilistas (ABEST), parceira da Apex-Brasil no Projeto Setorial +B, para promoção da moda brasileira no mercado internacional. A equipe chinesa cumpriu agenda no Rio de Janeiro com empresas e estilistas brasileiros e em visita a pontos turísticos para produção de 30 páginas de uma edição da revista em que abordarão a moda e o trabalho dos estilistas brasileiros e os atrativos de turismo do Brasil.
“O setor de moda brasileira desenvolve ações para se posicionar no mercado da China e a edição da ELLE é um importante instrumento para a conquista deste objetivo”, afirma a gerente de promoção comercial e de marketing da ABEST, Iza Mitidiero. Segundo ela, a edição chinesa da ELLE tem tiragem de seis milhões e alcance de 22 milhões de leitores.
Ampliando exportações
Para Marcelo Lamas, presidente da América Leather, empresa que exporta couros brasileiros, as ações do Projeto Copa é de grande importância na meta definida de dobrar as exportações, chegando a 20 mil couros comercializados por mês ainda este ano. Lamas levou a Brasília um representante de uma grande empresa dos Estados Unidos, do setor automobilístico, cliente da América Lamas e que terá posição destacada na meta de exportação da empresa brasileira. Para o jogo do Brasil contra a Itália, no Rio de Janeiro, ele receberá um comprador de uma indústria de calçados da Itália.
Para a Associação Brasileira dos Exportadores de Mel (Abemel) o evento de boas vindas desta sexta-feira foi uma oportunidade para promover novos produtos à base de mel. O Projeto Bee Brazil, parceria da Apex-Brasil e Abemel promoveu a degustação de vinho de própolis e de noz pecan com mel. O vinho foi lançado em março em ações nos Estados Unidos e no Japão e a Abemel negocia com clientes dos dois países contratos de exportação do produto. Quanto ao mel com noz pecan, ele foi apresentado pela primeira vez a potenciais compradores no evento de boas vindas da ação do Projeto Copa em Brasília. A aceitação foi muita boa entre os que provaram o produto, segundo a gerente do Projeto Bee Brazil, Flávia Salustiano.
“É preciso inovar com novos produtos para consolidar o posicionamento do Brasil e do mel brasileiro no mercado internacional”, comentou.
A participação do grupo se encerrou no sábado, quando todos assistiram a abertura da Copa das Confederações, no Estádio Nacional de Brasília, e a vitória do Brasil sobre o Japão.
Participantes
Participam do Projeto Copa 492 empresas brasileiras, sessenta entidades setoriais e dez parceiros. Cerca de mil empresários e formadores de opinião estrangeiros de mais de 70 países das Américas (Sul, Norte e Central), Europa, Ásia e África confirmaram presença no Brasil.