Empresas parceiras do projeto Brazil Let’s Bee estiveram presentes na SIAL, a mais importante feira de alimentos e bebidas realizada em Xangai.
Cinco empresas do setor apícola participaram da SIAL, a mais importante feira de alimentos e bebidas no mundo, realizada na cidade chinesa de Xangai. O estande brasileiro do mel foi organizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) juntamente com o Projeto Brazil Let’s Bee, parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira dos Exportadores de Mel (ABEMEL).
Durante o evento, que ocorreu entre 6 e 8 de maio, os empresários tiveram encontros pré-agendados com compradores chineses, uma oportunidade de ampliar mercado e fortalecer as exportações de mel e própolis. “Os chineses estão interessados em produtos naturais, livres de química e pesticidas e como o mel brasileiro atende a esses requisitos tem grande aceitação”, afirmou Joelma Lambertucci, diretora da Apiários Lambertucci, empresa do setor.
Segundo ela, houve grande procura dos chineses pelos produtos apícolas brasileiros. Participaram da feira as seguintes empresas do setor apícola: Apiários Lambertucci (Rio Claro-SP), Novo Mel (SP), Essenciale, (Lagoa Santa, MG), Apis Vida (SP) e Flora Nectar (Barretos, SP) . “Estamos ampliando a carteira de clientes na Ásia. A qualidade do mel brasileiro vem atraindo cada vez mais o interesse e a curiosidade desse mercado pelos nossos produtos. Fiquei bastante surpresa com a boa receptividade dos chineses”, afirmou Joelma.
O representante comercial da Flora Nectar, Luiz Alberto Schuh, também ficou impressionado com o interesse demonstrado pelos nossos produtos. “Foi muito importante participarmos da SIAL. A China é um mercado diferente, que deve ser mais trabalhado. O Brasil precisa divulgar mais os produtos alimentícios que têm a oferecer ao mercado asiático”, disse.
Antes da SIAL, nos dias 4 e 5 de maio, Flora Néctar e Apis Vida participaram de rodadas de negócios com compradores da região de Guangzhou, promovidas pela Apex-Brasil.
O trabalho de prospecção do mercado chinês, com levantamento de informações normativas, técnicas e barreiras comerciais começou em 2012, quando algumas empresas apícolas, associadas à ABEMEL, participaram de uma missão prospectiva em Pequim.
Agora, diz Joelma, o “dever de casa” das empresas brasileiras é planejar estratégias para inserir o extrato de própolis no mercado chinês, pois o produto precisa de um registro diferenciado. A próxima etapa de negócios prevê a visita de um grupo de empresários chineses ao Brasil em junho.
Saiba mais sobre o projeto Brazil Let’s Bee
O Projeto Brazil Let's Bee é uma parceria bem sucedida entre a Associação Brasileira de Exportadores de Mel - ABEMEL e Agência Brasileira de Promoção de Investimentos da Apex-Brasil, que incentiva as empresas exportadoras a cruzarem fronteiras. As condições encontradas no Brasil - clima, o solo, a altitude, floradas e genética das abelhas - permitem uma produção de produtos livres de resíduos, característica peculiar brasileira. Além disso, graças a esses recursos naturais, o Brasil é capaz de produzir mel durante todo o ano. Estas distinções e rigoroso controle de qualidade fazem apicultura brasileira, o 10 º maior exportador do mundo.