banner banner banner banner banner banner
Bg
Missão Empresarial da ABEMEL no Oriente Médio é um sucesso
Missão Empresarial da ABEMEL no Oriente Médio é um sucesso

A missão prospectiva da Associação Brasileira dos Exportadores de Mel (ABEMEL) ao Oriente Médio, realizado entre 2 e 5 de novembro, superou as expectativas. “A missão foi uma grata surpresa. O Oriente Médio é um mercado muito promissor para o mel e a própolis brasileira”, afirma Flavia Salustiano, gerente-executiva da ABEMEL, que participou da missão juntamente empresas parceiras da ABEMEL.

Mais uma vez, o setor pode comprovar que os produtos apícolas nacionais são diferenciados, no sentido de que são puros e sem adulterações, destaca.
 
Organizada com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o propósito da visita era  conhecer o varejo local, entender como  funciona a parte logística e de distribuição, assim como as normas técnicas, com intuito de abrir o mercado do Oriente Médio às exportações brasileiras.TE
 
Apesar de as vendas para os Emirados Árabes ainda serem incipientes, a Árabia Saudita e o Líbano são potenciais importadores de mel. Os países do Oriente Médio são grandes consumidores de mel, o que está relacionado à religião. O valor nutritivo e medicinal do mel é citado no Alcorão, na surata (capítulo) chamada “As Abelhas”.
 
Entre as gratas surpresas da missão, Flávia Salustiano cita o reconhecimento da qualidade da própolis brasileira por parte de importadores libaneses. “O Líbano sabe que temos a melhor própolis do mundo e os potenciais compradores mostraram interesse em fazer parceria com a ABEMEL para não somente importar o produto, mas também trabalhar o posicionamento e a imagem da própolis naquele país”, conta ela. O grupo não esperava encontrar uma abertura para a própolis.
 
A gerente da ABEMEL destaca  que o apoio do escritório da Apex-Brasil em Dubai foi fundamental para o sucesso dessa missão. “A equipe em Dubai  fez um mapeamento exemplar que possibilitou que levantássemos informações ricas”, afirma ela. Coube ao escritório da Apex-Brasil a elaboração da agenda, que incluiu visitas a pontos de venda (hipermercado Carrefour) e lojas especializadas em produtos apícolas e a zona franca de Jebel Ali, que oferece benefícios e vantagens e é um ponto central para quem deseja exportar para a região. 
 
Os participantes da missão também tiveram reuniões com empresas de logística e distribuição para entender os pontos críticos e gargalos da região e também  se reuniram com representantes da embaixada brasileira em Abu Dhabi.
 
“Voltamos para casa com um dever de casa grande. Agora temos de avaliar como vamos nos posicionar nesse mercado. Essa missão foi importante porque tivemos ainda mais certeza da qualidade do nosso produto”, diz Salustiano. 

 

Voltar
Bg
Interna

ABEMEL

Associação Brasileira dos Exportadores de Mel

Endereço
Avenida 58-A, nº600, Jardim América
CEP: 13506-054, Rio Claro - SP - Brasil

Telefone/Fax: +55-19-3532-4703

E-mails:
abemel@abemel.com.br

Parceiros

#

Redes Sociais

BrazilLetsBee.com.br 2015 - Todos os Direitos Reservados.
Criação de Sites Postali