A mudança no visual valoriza e agrega valor ao produto nacional, destacando a origem do produto no mercado internacional.
A Associação Brasileira dos Exportadores de Mel (ABEMEL) desenvolveu uma linha exclusiva de embalagens para mel e própolis. Essa nova linha objetiva traduzir a qualidade que os produtos apícolas nacionais possuem e permitir que os consumidores identifiquem com facilidade o diferencial e a origem brasileira.
As embalagens foram desenvolvidas no contexto do Projeto Design Export, uma parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Centro Brasil Design. O Design Export, programa da Apex-Brasil e do Centro Brasil Design que apoia empresas nacionais no desenvolvimento de produtos inovadores e com design diferenciado, voltados à exportação, ofereceu à ABEMEL consultoria e ferramentas necessárias para que, junto a um escritório de design, desenvolvesse embalagens inovadoras.
As inovações vão além de uma mudança no visual. Visam melhorar a identidade dos produtos, agregando valor ao produto, aumentando a sua competitividade nas gôndolas do mercado europeu, asiático, e norte-americano, destino de até 60% da produção nacional de mel. Atualmente, o País produz cerca de 35 mil toneladas de mel por ano.
Os exportadores de mel sentiam a necessidade de valorizar o produto brasileiro nos pontos de venda. “As embalagens não eram muito funcionais e já não atendiam às necessidades que o produto demandava, como, por exemplo, adequar-se à questão da temperatura para descristalização do mel quando colocado em banho-maria”, explica Flávia Salustiano, gerente da ABEMEL.
O desenvolvimento das novas embalagens faz parte da estratégia de ABEMEL de ampliar mercado no exterior, agregando valor ao produto. Elas estarão disponíveis para o consumidor nos pontos de venda no primeiro trimestre de 2015. Boa parte do mel brasileiro é exportado em galões de até 50 litros e quando chega a seu destino final é envazado em embalagens muitos parecidas entre si, sem se destacar dos concorrentes.
Criadas pelo escritório de design Müller Camacho após ampla pesquisa, que incluiu visitas a apiários, as embalagens são funcionais, modernas e econômicas, e lembram a forma geométrica do favo de mel. A mais emblemática é a do pote octaedro, de 400 gr, não apenas pela sua forma diferenciada, mas também porque permite o empilhamento e propicia um jogo de luz que valoriza a pureza do mel. Além disso, tem um custo melhor para o exportador que o modelo antigo.
A bisnaga, de 300 gr, pode ser colocada com a tampa para cima ou para baixo, e é feita de um material resistente ao banho-maria, o polipropileno (PP) clarificado, facilitando a descristalização do produto em casa. Foram desenvolvidas ainda embalagens de vidro, de 30 e 40 ml, para o extrato de própolis, com cartucho para promoção em pontos de venda, traduzindo a qualidade do produto brasileiro. Esta embalagem é um salto para a categoria, pois inova e inibe a falsificação do produto.
Segundo a consultora do Design Export, Katiane Gouvêa, o maior desafio do ponto de vista de negócios foi entender a realidade das 30 empresas associadas à ABEMEL. “O projeto tinha que atender a todos”, afirma. Por isso, foi preciso levar em conta as demandas, questões técnicas e mercadológicas das empresas.
O gerente de Inovação e Design da Apex-Brasil, Marco Lobo, explica que o projeto foi pensado considerando o ponto de vista da indústria, do consumidor e do ponto de venda.