Sete empresas brasileiras do Projeto Setorial Bee Brazil do setor apícola participaram como expositoras da tradicional Tokyo Health Industry Show 2014, em Tóquio, para apresentar aos compradores e distribuidores japoneses, produtos apícolas, sobretudo a própolis brasileira. A feira, que acontece há mais de 30 anos no Japão, reúne representantes da indústria de saúde do mundo inteiro.
O Projeto Bee Brazil é realizado em parceria pela Associação Brasileira dos Exportadores de Mel (ABEMEL) e Agência Brasleira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) com o objetivo de promover a internacionalização de empresas brasileiras de mel e derivados, aumentar o valor comercializado de mel e derivados no mercado nacional e internacional e fortalecer a imagem setorial dos produtores e das empresas de mel e derivados no mercado nacional e internacional.
Realizada entre os dias 12 e 14 de março, a feira este ano gerou US$ 1,1 milhão de novos negócios. A expectativa, com base nos contatos feitos durante o evento é de que nos próximos 12 meses, o setor deve fechar um volume de negócios superior a US$ 4 milhões. Passaram pela feira, durante os três dias do evento, em torno de 38 mil visitantes, que renderam 178 contatos comerciais, sendo que desses, 137 foram novos contatos.
Segundo a gerente executiva da Associação Brasileira dos exportadores de Mel (ABEMEL), Flávia Salustiano, a participação brasileira na feira faz parte da estratégia de promoção comercial junto ao mercado japonês. “Tanto a participação de empresas expositoras como a realização de seminários revelam a continuidade de um trabalho de posicionamento e consolidação do setor da própolis brasileira com um parceiro de destaque, que é o mercado japonês”, diz ela.
A própolis brasileira é referência em termos de qualidade e procedência para o consumidor japonês. Mas é preciso estimular ainda mais o consumo e fortalecer as relações comerciais entre os dois países e, para isso, é importante investir em ações de promoção social, destaca a gerente-executiva da ABEMEL.
Participaram da feira, o maior evento do gênero no Japão e que contou com mais de 500 expositores, sete empresas brasileiras: Essenciale, Natucentro, Lambertucci, Apis Brasil, MN Propolis, Nectar Pharmaceutica e Apiário Sol.