Em mais uma iniciativa do projeto Bee Brazil, parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Associação Brasileira dos Exportadores de Mel (ABEMEL), quatro empresas brasileiras do setor participaram da feira internacional Natural Expo West 2014 realizada no período de 7 a 9 de março, em Anaheim, Califórnia, Estados Unidos.
Considerada um dos principais eventos de produtos orgânicos e naturais dos Estados Unidos, a feira possibilitou aos expositores brasileiros - Essenciale, Melbras, Novo Mel, Bee Life – fechar negócios no valor de US$ 350 mil. Com base nos contatos realizados durante o evento, cerca de 90 considerando distribuidores, compradores, atacadistas, empresas processadoras e importadoras, a previsão é de que nos próximos 12 meses sejam gerados mais cerca de US$ 1,5 milhão em negócios.
Essa é a segunda vez que empresas brasileiras do setor de mel marcam presença nesta feira, que oferece boas oportunidades de negócios para o setor industrial, uma vez que reúne educação, contatos comerciais e informação sobre novos produtos e tendências de mercado.
Para a Melbras, que participou da Expo West em 2013, na edição deste ano foi possível reencontrar clientes e prospectar novos. Satisfeito com os resultados da feira, o gerente de exportação da Melbras, Augusto Delfim, destacou que depois que entrou no Projeto Bee Brazil, parceria entre a Apex-Brasil e a ABEMEL, a empresa começou a participar das feiras internacionais, o que permitiu fazer contato direto com o importador. “Passamos a exportar diretamente e não mais indiretamente e a ter contato direto com o nosso cliente”, afirma Delfim. O contato direto, diz Delfim, permite à empresa atender as demandas do mercado externo, conforme as necessidades de cada cliente. “Isso aumenta a nossa competitividade”.