banner banner banner banner banner banner
Bg
Evento sobre manejo do mel reúne chef e pesquisadora dos EUA
Evento sobre manejo do mel reúne chef e pesquisadora dos EUA

O 1º Encontro de Manejo Avançado, em Araranguá, Santa Catarina, reúne entre os dias 5 e 8 de março o chef Rick Bayless e a pesquisadora Marla Spivak, convidados pela Apex-Brasil, ABEMEL e Prodapys para participar do Projeto Carnaval 2014.

O chef de cozinha Rick Bayless, que comanda a rede de restaurantes Frontera Grill e apresenta um programa de TV, e a pesquisadora Marla Spivak, PhD em entomologia e conhecida pelo desenvolvimento de variedades de abelhas resistentes a doenças, ambos norte-americanos,  estarão no Brasil entre os dias 5 e 8 de março, para participar do Projeto Carnaval 2014, promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
 
O Projeto Carnaval é uma iniciativa da Apex-Brasil que capitaliza a grande visibilidade do Carnaval brasileiro no mundo para atrair compradores, formadores de opinião e investidores estrangeiros ao Brasil. Mais de 300 importadores e formadores de opinião de 50 países participam de 159 agendas de negócios, seminários e palestras e a expectativa é de que o Projeto resulte em mais de US$ 340 milhões em negócios para as 45 empresas brasileiras participantes, além de fortalecer a percepção dos produtos e serviços do Brasil no mercado internacional. 
 
O chef e a pesquisadora também assistem o desfile das escolas de samba na Marques da Sapucaí, no Rio de janeiro. No camarote onde serão recepcionados os convidados da Apex-Brasil haverá degustação de produtos apícolas. 
 
Eles também participam do 1º Encontro de Manejo Avançado, em Araranguá, SC, voltado para os técnicos apícolas, criadores de rainhas e apicultores.
 
O evento faz parte do Projeto Orgânico, Comércio Justo e Responsabilidade Ambiental realizado pela Prodapys, integrante do Projeto Bee Brasil, parceria da Apex-Brasil e da ABEMEL.  
 
O curso de capacitação proporcionará uma melhoria no manejo e, consequentemente, o aumento da produção dos produtos apícolas. Com o aumento da produtividade, as empresas terão condições de ampliar as exportações de mel, própolis e outros. 
 
Segundo Tarciano Silva, gerente de exportação da Prodapys, um dos gargalos da apicultura brasileira está no fato de a grande maioria dos produtores não terem acesso a abelhas rainhas selecionadas, desconhecerem a necessidade de troca sistemática de rainhas de baixa produividade ou envelhecidas, desconhecerem os métodos de introdução de novas rainhas nas colmeias e não fazerem manejo adequado  após a introdução das rainhas. “A doutora Marla é uma grande especialista no assunto e pode ajudar os apicultores, com o seu conhecimento, a aumentar a produtividade das colmeioas e torna-las mais resistentes a doenças”, afirma.  “O carnaval e o evento são uma excelente oportunidade para posicionar e promover a capacidade apícola do Brasil e, dessa forma, estimular a geração de negócios”, diz Tarciano Silva. 
 
No evento, serão divulgadas novas técnicas de manejo para aumentar a produção apícola e resistência às doenças, resultando em méis de melhor qualidade e em maior quantidade.
 
No primeiro dia do Encontro, quarta-feira, o chef Bayless visitará uma empresa exportadora e apicultores locais, onde ajudará na extração de mel, e, no dia seguinte, participará de um almoço com 150 apicultores. A pesquisadora do segmento apícola Marla Spivak em parceria com a pesquisadora brasileira Katia Gramacho ministrará cursos de Capacitação a técnicos de instrutores de apicultura, entre os dias 5 e 7 de março. 
Voltar
Bg
Interna

ABEMEL

Associação Brasileira dos Exportadores de Mel

Endereço
Avenida 58-A, nº600, Jardim América
CEP: 13506-054, Rio Claro - SP - Brasil

Telefone/Fax: +55-19-3532-4703

E-mails:
abemel@abemel.com.br
secretaria@abemel.com.br

Cadastre-se para receber nossas novidades

Parceiros

#
BrazilLetsBee.com.br 2015 - Todos os Direitos Reservados.
Criação de Sites Postali