Parceiros do projeto Bee Brazil, parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Associação Brasileira dos Exportadores de Mel (ABEMEL), participarão da feira internacional Tokyo Health Industry Show 2014 que será realizada no período de 12 a 14 de março, em Tóquio no Japão.
De acordo com Flávia Salustiano, gerente do projeto Bee Brazil, “a participação nesta feira faz parte da nova estratégia setorial, modificando a forma de posicionamento junto ao mercado japonês.” Isto pois, o Brasil iniciou em 2013 uma estratégia de promoção de produtos apícolas não mais em feiras de alimentos, mas sim em eventos de promoção de produtos naturais voltados à saúde. No caso do mercado japonês a própolis brasileira tem grande aceitação pelo consumidor, sobretudo a própolis verde, considerada uma jóia nacional.
Em 2013, as empresas que participaram desta feira projetaram negócios da ordem de US$ 1,18 milhão. Logo, será a segunda participação do setor neste evento e para esta edição, serão expositores no estande coletivo de 72m², as seguintes empresas: Apiário Sol, Apis Brasil, Essenciale, Lambertucci, MN Própolis, Natucentro e Pharmanectar.
A presença da própolis brasileira no mercado japonês é crescente, tendo em vista que o produto brasileiro é referência de qualidade para o consumidor. Os benefícios da própolis são inúmeros e de acordo com o Professor Dr. Masaharu Ikegaki da Universidade Federal de Alfenas, “a própolis é reconhecida pelas suas características antioxidantes, anti-inflamatórias, antimicrobianas e antiproliferativas, contribuindo para a boa saúde da população. Sobretudo a própolis verde, que é a que contém maior número de estudos e comprovações científicas”.