Empresas do setor apícola brasileiro realizaram sua primeira reunião anual, nesta segunda-feira - 10 de fevereiro com o objetivo de discutir desafios e estratégias para o ano de 2014.
Na extensa pauta do dia, foram discutidas questões técnicas tais como normas regulatórias, registros de produtos e compostos, OGM, dentre outros. O setor tem marcado presença nas reuniões da Câmara Setorial no Ministério da Agricultura e acompanhado os avanços nas legislações. O setor demanda a viabilidade de incremento da produção, mantendo a qualidade dos produtos apícolas.
Um ponto de destaque na reunião foi a apresentação e validação da nova linha de embalagens para o setor, desenvolvida pelo projeto Design Export em parceria com a Apex-Brasil e Centro Brasil Design. As empresas desenvolverão estratégia de comercialização de produtos com valor agregado, visando aumento do preço médio exportado.
Também com apoio da Apex-Brasil, grupos de empresas serão expositoras nas feiras Natural Expo West (Estados Unidos) e Tokyo Health Industry Show (Japão), confirmadas para março. O setor vem realizando ações de promoção comercial focando no incremento das exportações e fortalecimento da imagem do Brasil como origem de produtos apícolas de qualidade.
Vale destacar que em 2013 as exportações superaram as expectativas e os dados apontam agregação de valor ao mel exportado. O volume de exportações do Brasil em toneladas de mel foi de 16.180.566 kg, totalizando o montante de US$ 54.123.900,00. Para 2014, pretende-se manter esta melhoria no desempenho das exportações e acredita que o desenvolvimento de estratégias inovadoras é o caminho para a continuidade do crescimento do setor.