De acordo com os dados do setor de inteligência comercial da ABEMEL (Associação Brasileira dos Exportadores de Mel), no período de Janeiro a Novembro de 2013, o volume de exportações do Brasil em toneladas de mel totalizou 14.421.929 kg, equivalendo ao montante de US$ 47.802.477,00. Considerando os dados do mesmo período em 2012, nota-se uma pequena melhoria nas exportações brasileiras, apesar dos desafios enfrentados pelo setor neste último ano, tal como as alterações climáticas no nordeste do país que prejudicaram a produtividade apícola.
Para 2014, as expectativas são positivas e acredita-se no incremento das exportações de produtos apícolas brasileiros, à partir do investimento em ações estratégicas de promoção comercial. A participação em feiras internacionais é um exemplo de sucesso na promoção das exportações, revelando-se como um meio eficaz de aproximação junto aos mercados-alvo, além de permitir consolidação e prospecção de potenciais importadores.
Por meio do Projeto Bee Brazil, parceria de sucesso entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a ABEMEL, empresas brasileiras participarão das feiras Natural Expo West (Estados Unidos) e Tokyo Health Industry Show (Japão), ambas confirmadas para o mês de março de 2014.
Natural Expo West – 07 a 09 de março
Tokyo Health Industry Show – 12 a 14 de março