Nesta última semana foi realizada mais uma reunião do projeto Design Export, uma parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o Centro Brasil Design (CBD) e a Associação Brasileira dos Exportadores de Mel (ABEMEL), que objetiva desenvolver uma linha de embalagens para empresas exportadoras de produtos apícolas.
O encontro aconteceu em Rio Claro (sede da ABEMEL) e contou com a participação de representantes da ABEMEL, consultores do CBD, representantes da empresa Muller Camacho Design Comunicação, além da participação do gestor da Apex-Brasil, Rogério Bellini. Este encontro foi proposto para apresentação e discussão dos conceitos da linha de embalagens, desenvolvidos pela Muller Camacho.
Durante a reunião, foram apresentados três conceitos de linha de embalagens, considerando a criação de modelos inovadores, que atendam aos requisitos levantados durante o projeto e já especificados pelos entrepostos, como questões de ordem técnica, indústria e viabilidade financeira, entre outros.
A linha de embalagens que vem sendo elaborada no contexto do Design Export deverá contemplar diversos modelos de recipientes e embalagens, para mel e própolis, visando agregar valor aos produtos envasados.
O Brasil é um grande exportador de produtos apícolas a granel e a oportunidade identificada pelo projeto é a venda de produtos apícolas fracionados que valorizem a qualidade e a diversidade da flora brasileira, com a marca e a identificação da origem nacional. A expectativa do setor é de no próximo ano iniciar a promoção destes produtos em feiras internacionais e demais ações estratégicas.