A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Associação Brasileira dos Exportadores de Mel (ABEMEL) assinaram novo convênio para a realização de ações do projeto setorial Bee Brazil, o qual objetiva a promoção das exportações do setor apícola nacional. A parceria receberá aportes que totalizarão em 2013, o montante de de R$ 1,100 milhões para a realização de diversas ações promocionais.
Esta parceria teve início em 2009 e ao final do último projeto em 2011, pode-se concluir que a profissionalização do setor foi um dos maiores ganhos, comparados ao primeiro projeto de parceria firmado junto a Agência. Nesse processo, três premissas foram obtidas e norteiam as próximas ações setoriais, quais sejam: fortalecimento da imagem do Brasil como origem de confiança para própolis e mel; estímulo do consumo dos produtos apícolas brasileiros; estreitamento do relacionamento unto a formadores de opinião.
Dentre as ações previstas para este ano, destaca-se o desenvolvimento do branding setorial, agentes de comercialização internacional e realização de palestras em congressos e feiras internacionais nos mercados-alvo do setor.
Apesar do período de estiagem vivido pelo setor, em 2012 o Brasil exportou 16.707.404 kg de mel totalizando US$ 52,347 milhões. “O apoio da Apex-Brasil foi determinante neste crescimento do setor apícola brasileiro, sobretudo na profissionalização dos agentes envolvidos e incremento das exportações apícolas”, destacou Joelma Lambertucci de Brito, secretária executiva da ABEMEL.