Apresentações foram realizadas na Tokyo Health Industry, em março.
Duas pesquisadoras brasileiras apresentaram ao público presente na Tokyo Health Industry palestras que destacaram as propriedades da própolis e os efeitos do uso deste produto. As apresentações de Andressa Berreta e Nívia Macedo ocorreram dentro do painel “Brazilian Propolis – Features and Benefits of this Natural Product”, apresentado durante a feira realizada em Tóquio (Japão), de 13 a 15 de março.
A ação foi organizada pelo projeto Bee Brazil, parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Associação Brasileira dos Exportadores de Mel (ABEMEL), que organizou a participação brasileira na feira.
Em sua apresentação, Andresa Berreta, pós-doutorada em Biologia Molecular, apresentou dados científicos de pesquisas realizadas pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo, apontando o potencial antifúngico, antibacteriano, cicatrizante, dentre outras potenciais aplicações terapêuticas deste produto natural.
Após as palestras, a delegação brasileira, composta por representantes da ABEMEL e de empresas apícolas, reuniu-se com representantes da Embaixada Brasileira e com diretores do Nihon Propolis Kyougikai - Conselho Japonês de Própolis. No encontro foi debatida a possibilidade de se promover a Festa do Dia da Própolis, evento comemorativo que pode fazer parte do calendário anual de eventos do setor e tem o objetivo de divulgar a própolis brasileira no Japão.