Trabalho de branding busca desenvolver identidade e comunicação integradas e será feito em parceria pela ABEMEL e pela Apex-Brasil.
O projeto Bee Brazil, parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Associação Brasileira dos Exportadores de Mel (ABEMEL) está desenvolvendo uma marca setorial (branding) para o setor apícola brasileiro.
Dentre as ações previstas pela iniciativa entre as duas entidades, no âmbito de um Projeto Setorial Integrado, três premissas norteiam as ações: fortalecer a imagem do Brasil como origem de confiança para própolis e mel; estimular consumo dos produtos apícolas brasileiros; fortalecer o relacionamento dos formadores de opinião com o Brasil.
Com este processo, espera-se obter uma estratégia de marca setorial, isto é, um posicionamento por meio de uma identidade visual consistente. Além disso, pretende-se definir o chamado Storytelling (uma narrativa direcionada ao público alvo) que irá inspirar os vários públicos de interesse. Ao final do processo, será feita a revisão e a atualização do Planejamento Estratégico Setorial a partir do trabalho de branding desenvolvido, redesenhando objetivos e estratégias formas de execução.
O levantamento de informações setoriais já foi iniciado com a participação de consultores especializados, que acompanharam empresas brasileiras, nas feiras Natural Expo West e Tokyo Health Industry Show, realizadas nos Estados Unidos e Japão, respectivamente.
No próximo dia 2 de maio, será realizada em São Paulo, uma reunião entre os parceiros setoriais, como representantes da CBA (Confederação Brasileira de Apicultura) e do SEBRAE Nacional, gestores da Apex-Brasil e empresas exportadoras. Nesta oportunidade, serão coletadas mais informações para dar continuidade ao processo de construção da marca.
Também no dia 2, o Centro Brasil Design fará uma apresentação divulgando a potencial parceria que desenvolverá embalagens para o setor apícola como um diferencial estratégico para as exportações brasileiras.