O Brazil Let´s Bee Round Business Meeting (rodada de negócios que reuniu nove compradores do setor apícola da Arábia Saudita, Líbano, Marrocos, China, EUA e Canadá e nove empresas exportadoras brasileiras) deve gerar nos próximos 12 meses negócios de até US$ 700 mil. Esse é o resultado esperado das 79 reuniões realizada durante os dias 10 e 11 de junho, na Bienal do Parque Ibirapuera, paralelamente à Bio Brazil Fair/Biofach América Latina 2015.
A rodada de negócios foi promovida pela Associação Brasileira dos Exportadores de Mel (ABEMEL) com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), parceira no Projeto Brazil Let´s Bee.
As nove empresas que participaram da primeira rodada de negócios foram: Apiário Sol, Essenciale, Lambertucci, Melbras, MN Própolis, Natucentro, Pharmanectar, Minamel e Novo Mel.
Os compradores estrangeiros que participaram da rodada estão interessados no mel e na própolis brasileiros, pois sabem que são produtos naturais de qualidade diferenciada, livres de resíduos e agrotóxicos.
O gerente de compras do Sunbulah Group, Ifran R. Shah, uma das maiores companhias alimentícias da Arábia Saudita e do Oriente Médio, elogiou a iniciativa. “Espero que o Brasil promova mais rodadas como essa, uma oportunidade de conhecer os produtos brasileiros”, afirmou.
A impressão foi reforçada por empresários brasileiros, como Jeferson Umezaki, da MN Própolis: “Essa foi uma das rodadas mais bem organizadas da qual participei”.
Para Augusto Martins Delfim, da Melbras, a rodada representa o pontapé inicial para a abertura de novos mercados. “Foi uma iniciativa admirável da Abemel e da Apex-Brasil”, disse.
Após a rodada de negócios, como parte do Brazil Let´s Bee Round Business Meeting, foram realizadas duas visitas técnicas em São Paulo. A primeira, na sexta-feira, 12, à MN Própolis, em Mogi das Cruzes. A segunda, no sábado, 13, foi aos Apiários Lambertucci, em Rio Claro.
O presidente da MN Própolis, Norihito Matusa, ficou muito satisfeito em receber a visita da comitiva estrangeira. “É muito bom ver como o mel e a própolis brasileiros são apreciados pela sua qualidade no exterior. Espero que possamos realizar negócios e nos tornarmos parceiros”, afirmou.
A diretora do Apiários Lambertucci, Joelma Lambertucci, também considerou a visita bastante produtiva; “Os empresários degustaram os méis e conheceram o nosso sistema de qualidade. Eles tiveram a certeza de que estarão adquirindo um produto de alta qualidade quando realizarem a importação”.