Os produtos apícolas brasileiros são um dos destaques da Tokyo Health Industry Show, que acontece de 11 a 13 de março, em Tóquio, Japão. O Projeto Brazil Let’s Bee, parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira dos Exportadores de Mel (ABEMEL), participará do evento.
Além do stand, a ABEMEL, que participa da feira pelo terceiro ano consecutivo, também está na grade de apresentações de seminários. No dia 12, a convite da ABEMEL, o nutricionista Luciano Bruno, doutor pela Universidade Estadual de Campinas e com pós-doutorado em Food Science pela Cornell University, de Nova York, vai ministrar uma palestra sobre o uso e as propriedades da própolis no contexto de uma nutrição eficiente. O tema é muito oportuno, pois o Japão é um mercado que se destaca dentre os consumidores da própolis brasileira.
Outra ação desenvolvida pelo Projeto Brazil Let’s Bee com intuito de promover o aumento das exportações do setor apícola brasileiro foi a publicação no Kenkou Journal, especializado em temas de saúde, de artigos de Luciano Bruno sobre a importância do mel e da própolis para nutrição saudável, e uso da própolis para tratamento de doenças, da pesquisadora Andresa Berreta, pós-doutorada em Biologia Molecular.
A participação dos produtos apícolas na Tokyo Health começou em 2013, quando foi definida a estratégia setorial de promoção dos produtos apícolas em feiras voltadas para a área de saúde, sobretudo a própolis, afirma Flavia Salustiano, gerente-executiva da ABEMEL. “Estas ações visam divulgar a própolis brasileira no Japão e estimular o consumo neste país, que é importante parceiro comercial para as empresas exportadoras brasileiras”, diz.
Neste ano estão participando da Tokyo Health Industry Show oito empresas expositoras: APIÁRIO SOL, APIS BRASIL, CONAP, ESSENCIALE, LAMBERTUCCI, MN PRÓPOLIS, NATUCENTRO e PHARMANECTAR.