O poder da própolis na alimentação funcional

A maioria das pessoas costuma usar a própolis quando está com gripe ou dor de garganta. Mas os benefícios da própolis vão muito além. Fabricada pelas abelhas e que a utilizam para manter o seu favo asséptico, a própolis resulta da mistura de substâncias colhidas do pólen e das árvores com as secreções da abelha. Essa combinação,  rica em aminoácidos, vitaminas e bioflavonoides, faz da própolis um potente antioxidante com ação antibiótica.

A própolis oferece inúmeros benefícios dentro da alimentação funcional, segundo o nutricionista Luciano Bruno, doutor em nutrição pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e pós-doutor em Food Science pela Cornell University, de Nova York.  Ela pode ser utilizada como estratégia preventiva, diz o especialista.  Quando consumida diariamente, melhora o fator de inflamação do plano alimentar devido aos  fitoquímicos presentes na própolis.

O produto é indicado para quem deseja ganhar massa muscular, perder gordura, diminuir colesterol LDL (o mau colesterol), melhorar a imunidade, diminuir a disbiose (desequilíbrio da microbiota intestinal), melhorar a pele e também para modular o estresse oxidativo e detoxificar radicais livres.

Além disso, a própolis é fácil de ser administrada aos pacientes.  Bastam cinco gotinhas diárias, e pronto! É possível usufruir de suas inúmeras vantagens.

Apesar de todos esses benefícios, a própolis deve ser usada com cautela.  “Embora não tenha contraindicações, a própolis não deve ser consumida em excesso”, alerta o nutricionista Luciano Bruno. Para aproveitar os seus benefícios no plano alimentar, é muito importante que a própolis seja usada seguindo a orientação de um nutricionista.

Matérias Relacionadas