banner banner banner banner banner banner
Topo
Dados do Setor da Agricultura
Os gráficos gerados pela ABEMEL apresentam um estudo dos dados atualizados sobre as exportações de mel do país mensalmente.
A agricultura brasileira tem crescido significativamente em produtividade e qualidade técnica nas últimas décadas situando o Brasil como um dos polos produtores mundiais de alimentos. A produtividade do setor e capacidade exportadora tem servido para fortalecer e equilibrar a balança comercial do Brasil demonstrando a importância da agricultura para a economia nacional.

Em paralelo, devido a nossa biodiversidade internacionalmente reconhecida, o Brasil se situa no maior entre os maiores reservatórios de fauna e flora mundial. Estas características impõem ao país uma preocupação constante com a preservação de sua natureza e o desenvolvimento biotecnológico disponível, podendo se configurar para as próximas décadas em uma fonte sustentável para a descoberta ou desenvolvimento de biomoléculas que possam melhorar a qualidade de vida do homem no planeta.

Entre estes dois grandes geradores de riquezas situa-se o setor apícola, unindo a capacidade geradora de riquezas relacionadas tanto ao aumento da produtividade agrícola quanto à manutenção e desenvolvimento das faunas e floras da biodiversidade nacional. Isto se deve a capacidade polinizadora das abelhas que permite o aumento da disponibilidade de frutos e sementes para a manutenção de ecossistemas.

Contando ainda com os produtos derivados das abelhas, geradores de energia, saúde e aplicações das mais variadas no campo da saúde humana até a fixação do homem do campo e geração de emprego e renda, a apicultura se apresenta como um setor chave para o fortalecimento de várias pautas do Estado relacionadas ao desenvolvimento econômico e social.

O setor apícola vem desenvolvendo esforços de organização e aprimoramento técnico tendo por parceiros várias entidades públicas e privadas, bem como centros e empresas públicas de pesquisas com vistas à compreensão das propriedades do mel nacional, da melhoria das técnicas de manejo, do fortalecimento da cadeia produtiva como um todo e na comercialização nacional e internacional dos produtos derivados das abelhas.

A Associação Brasileira de Exportadores de Mel – ABEMEL, tendo como patrocinadora a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil, desenvolveu em 2010, o Planejamento Estratégico Setorial (PES) Apícola com um escopo de cinco anos de atuação buscando organizar e alinhar os esforços despendidos por vários atores nacionais em separado para o desenvolvimento de uma política nacional apícola. O Planejamento permitiu a indicação de um conjunto de diretrizes e projetos estratégicos por meio do enfrentamento de dois grandes desafios: a) a melhoria da produção, qualidade e produtividade do setor apícola brasileiro e b) a comercialização internacional dos produtos apícolas brasileiros. Foram delineadas quatro agendas de trabalho para estes cinco anos, quais sejam, ações de governança, ações políticas, ações focadas na produção e ações com foco na tecnologia, envolvendo todos os parceiros da cadeia apícola.

A ABEMEL, fundada em 15 de agosto de 2003, é a entidade com maior representatividade das empresas beneficiadoras e exportadoras de produtos apícolas do Brasil. Atualmente, representa 90% das exportações setoriais e trabalha para otimizar o desempenho das exportações setoriais, facilitando o acesso aos mercados e negociações com toda cadeia produtiva. Atua como membro ativo na Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Mel e produtos Apícolas, interligando-se com os poderes públicos. A entidade tem como missão, promover a internacionalização competitiva da apicultura brasileira e o desenvolvimento do mercado interno de forma equilibrada, inovadora, justa e ética, propiciando aos associados o suporte estratégico para a realização de negócios e a conquista de posições sólidas e lucrativas nos principais mercados mundiais.
Baixo
Interna

ABEMEL

Associação Brasileira dos Exportadores de Mel

Endereço
Avenida 58-A, nº600, Jardim América
CEP: 13506-054, Rio Claro - SP - Brasil

Telefone / Fax: +55-19-3532-4703

E-mails:
abemel@abemel.com.br
secretaria@abemel.com.br

Cadastre-se para receber nossas novidades

Parceiros

#
BrazilLetsBee.com.br 2015 - Todos os Direitos Reservados.
Criação de Sites Postali