banner banner banner banner banner banner
Bg
Mel e própolis brasileira em novas embalagens
Mel e própolis brasileira em novas embalagens

A mudança no visual valoriza e  agrega valor ao produto nacional, destacando a origem do produto no mercado  internacional.

A Associação Brasileira dos Exportadores de Mel (ABEMEL) desenvolveu uma linha exclusiva de embalagens para mel e própolis.  Essa nova linha objetiva traduzir a qualidade que os produtos apícolas nacionais possuem e permitir que os consumidores identifiquem com facilidade o diferencial e a origem brasileira.

As embalagens foram desenvolvidas no contexto do Projeto Design Export, uma parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Centro Brasil Design. O Design Export, programa da Apex-Brasil e do Centro Brasil Design que apoia empresas nacionais no desenvolvimento de produtos inovadores e com design diferenciado, voltados à exportação, ofereceu à ABEMEL consultoria e ferramentas necessárias para que, junto a um escritório de design, desenvolvesse embalagens inovadoras.

As inovações vão além  de uma mudança no visual. Visam melhorar a identidade dos produtos, agregando valor ao produto,  aumentando a sua competitividade nas gôndolas do mercado europeu, asiático,  e  norte-americano, destino de até 60% da produção nacional de mel. Atualmente, o País produz cerca de 35 mil toneladas de mel por ano. 

Os exportadores de mel sentiam a necessidade de valorizar o produto brasileiro nos pontos de venda.  “As embalagens não eram muito funcionais e já não atendiam às necessidades que o produto demandava, como, por exemplo, adequar-se à questão da temperatura para descristalização do mel quando colocado em banho-maria”, explica Flávia Salustiano, gerente da ABEMEL. 

O desenvolvimento das novas embalagens faz parte da estratégia de ABEMEL de ampliar mercado no exterior, agregando valor ao produto. Elas estarão disponíveis para o consumidor nos pontos de venda no primeiro trimestre de 2015. Boa parte do mel brasileiro é exportado em galões de até 50 litros e quando chega a seu destino final é envazado em embalagens muitos parecidas entre si, sem se destacar dos concorrentes.  

Criadas pelo escritório de design Müller Camacho após ampla pesquisa, que incluiu visitas a apiários, as embalagens são funcionais, modernas e econômicas, e lembram a forma geométrica do favo de mel.  A mais emblemática é a do pote octaedro, de  400 gr, não apenas pela sua forma diferenciada, mas também porque permite o empilhamento e propicia um jogo de luz que valoriza a pureza do mel. Além disso, tem um custo melhor para o exportador que o modelo antigo.

A bisnaga, de 300 gr, pode ser colocada com a tampa para cima ou para baixo, e é feita de um material resistente ao banho-maria, o polipropileno (PP) clarificado,  facilitando a descristalização do produto em casa. Foram desenvolvidas ainda embalagens de vidro, de 30 e 40 ml, para o extrato de própolis, com cartucho para promoção em pontos de venda, traduzindo a qualidade do produto brasileiro.  Esta embalagem é um salto para a categoria, pois inova e inibe a falsificação do produto.

Segundo a consultora do Design Export, Katiane Gouvêa, o maior desafio do ponto de vista de negócios foi entender  a realidade das 30 empresas associadas à ABEMEL. “O projeto tinha que atender a todos”, afirma. Por isso, foi preciso levar em conta as demandas, questões técnicas e mercadológicas das empresas.

O gerente de Inovação e Design da Apex-Brasil, Marco Lobo, explica que o projeto foi pensado considerando o ponto de vista da indústria, do consumidor e do ponto de venda.   

Voltar
Bg
Interna

ABEMEL

Associação Brasileira dos Exportadores de Mel

Endereço
Avenida 58-A, nº600, Jardim América
CEP: 13506-054, Rio Claro - SP - Brasil

Telefone/Fax: +55-19-3532-4703

E-mails:
abemel@abemel.com.br

Parceiros

#

Redes Sociais

BrazilLetsBee.com.br 2015 - Todos os Direitos Reservados.
Criação de Sites Postali