banner banner banner banner banner banner
Bg
Qualidade da própolis brasileira impressiona empresários japoneses
Qualidade da própolis brasileira impressiona empresários japoneses

As instalações dos entrepostos visitados foram elogiadas pela tecnologia e segurança alimentar.  A primeira visita foi ao entreposto Natucentro Própolis, em Bambuí, região Centro Oeste de Minas Gerais, reconhecida internacionalmente pela produção da própolis de verde com qualidade excelente. Foi a primeira vez que Tomonari Abe viu uma colmeia. “Inesquecível, maravilhosa”, esses foram alguns dos adjetivos utilizados por ele para descrever a experiência.

Durante a visita a Bambuí ele teve a oportunidade de vivenciar como é a vida do apicultor, participando de todas as etapas, da coleta da própolis verde no campo até o seu processamento. A própolis verde é um antibiótico natural com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, estudado por pesquisadores no Japão por conter um poderoso flavonoide, chamado artepilin c, que potencializa a ação das células de defesa do organismo.

“Fiquei extremamente honrado de ter proporcionado ao Tomonari o seu primeiro contato com as abelhas africanizadas produtoras da própolis verde”, disse o sócio-diretor da Natucentro Própolis, Cézar Ramos Júnior.  Segundo ele, Tomonari Abe deixou claro que retornará ao Japão com a bagagem repleta de conhecimentos e informações que certamente contribuirão com seu trabalho de promoção do aumento do consumo de produtos a base de própolis verde no mercado japonês.

No dia 13 de junho, a comitiva de empresários japoneses conheceu a sede da MN Própolis, em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, e o Centro Tecnológico de Análise de Alimentos (CETAL), neste último são feitas as análises de alimentos e a certificação de qualidade de diversos produtos alimentícios, dentre eles produtos apícolas.  “A MN e o CETAL possuem tecnologia moderna, de ponta, e um controle de qualidade de alto nível, o que muito nos impressionou. Vimos como a própolis brasileira é produzida com ingredientes saudáveis”, afirmou o empresário Kazushige Abe.

Mesmo depois de ter publicado, em maio, uma edição inteira sobre País e a produção apícola brasileira, especialmente a própolis, o editor do Kenkou Journal, Haruo Tsuguta,  disse ter ficado  admirado com que o que viu. “As reportagens que publicamos sobre a própolis não conseguem refletir a excelência do produto, tal é a sua qualidade”, disse ele.

Além de ver de perto o processo de beneficiamento da própolis e de outros produtos apícolas, os empresários japoneses puderam conhecer a matéria-prima in natura durante a estadia no País.

As visitas foram acompanhadas pela gerente-executiva da Abemel, Flávia Salustiano. Ela destacou o apoio da Apex-Brasil ao promover o projeto Copa do Mundo, que permitiu um estreitamento de relações entre os importadores e formadores de opinião convidados. “Certamente, as relações comercias se fortaleceram e solidificaram a partir da possibilidade da convivência em um ambiente descontraído”, disse ela.

Voltar
Bg
Interna

ABEMEL

Associação Brasileira dos Exportadores de Mel

Endereço
Avenida 58-A, nº600, Jardim América
CEP: 13506-054, Rio Claro - SP - Brasil

Telefone/Fax: +55-19-3532-4703

E-mails:
abemel@abemel.com.br

Parceiros

#

Redes Sociais

BrazilLetsBee.com.br 2015 - Todos os Direitos Reservados.
Criação de Sites Postali